Adoção Responsável: o que é?

Está pensando em ter um bichinho de estimação e quer se certificar de que tudo será feito da maneira mais adequada? Bom, o simples fato de você ter chegado a este texto já é um grande indicativo de que tudo vai dar certo. Então, para que você tenha a resposta que lhe trouxe até aqui, vamos entender os desafios enfrentados por aqueles que optam pela adoção de um pet. Vamos lá?

Por que ter um bichinho de estimação?

Para começar a responder sobre a adoção de animais, talvez seja importante, antes, fazer outras perguntas. Por exemplo, você já se perguntou o motivo pelo qual está pensando em ter um animal de estimação? Se a sua resposta tem a ver com ter achado um cão ou gato bonitinho, ou quem sabe precisar apenas de um cuidador para o pátio, ligue o sinal de alerta!

Animais de estimação são muito mais do que uma simples aparência ou função de guarda, e isso é uma ótima notícia! Eles podem representar um afeto incomparável, muitas vezes sendo considerados parte da família. Então, se você está buscando entender melhor como funciona a adoção por amar os animais, certamente as chances de conseguir cumprir com as suas obrigações decorrentes da adoção são maiores.

Por que adotar e não comprar?

Ainda que este não seja o centro do assunto deste texto, trata-se de um tópico muito importante. A adoção responsável, como veremos a seguir, demanda que a futura tutora tenha a compreensão de que, uma vez que o animal passe a estar sob seus cuidados, há uma série de obrigações morais e até mesmo legais que ela acolhe.

Infelizmente, muitas pessoas não respeitam essas responsabilidades, o que faz com que muitos animais sejam maltratados e abandonados. Neste sentido, optar pela adoção significa agir em sentido contrário, acolhendo os animais que mais precisam. A adoção, então, é uma atitude generosa.

Por outro lado, a compra acaba reforçando uma lógica problemática. Isto porque, quando os animais são entendidos como mercadoria, os maus-tratos são normalizados. Por isso, adotar é dar uma chance ao animalzinho que mais precisa e, ao mesmo tempo, se opor à transformação de uma vida em mercadoria.

Adoção responsável

Se você já entendeu que adotar é realmente o melhor caminho, então vamos pensar em como isso pode ser feito da maneira adequada. Bom, uma adoção responsável é aquela que se dá mediante a garantia de que o animalzinho adotado terá boas condições, ou seja, é a adoção feita de maneira cuidadosa desde antes da chegada à nova casa.

São questões que podem parecer básicas, e de fato são, mas que muitas vezes acabam sendo ignoradas pelos tutores. Por exemplo, você tem condições de arcar com os custos da alimentação do animal? Para responder a essa pergunta, você pode calcular os gastos a partir da raça e do porte do bichinho que pretende adotar e seu respectivo consumo médio de ração. Além disso, a rotina permitirá servir a comida, bem como dar livre acesso à água? Se você quiser ampliar a sua compreensão sobre o assunto, conheça 5 passos para a adoção responsável.

Também são relevantes questões mais complexas, e que talvez não sejam tão óbvias. Nesse caso, vale mencionar que a adoção responsável deve prever o cuidado com a saúde do animalzinho, o que depende de idas periódicas ao veterinário, mantendo vermífugo e vacinas em dia.

Outras questões, como aquelas relacionadas às instalações em que o animal viverá, são ainda fundamentais. O espaço oferecerá conforto ao bichinho, ou seja, ele estará em um ambiente limpo e protegido? Vale lembrar que, apesar dos pelos, que são ótimos aliados, tanto altas como baixas temperaturas podem oferecer risco à saúde de cães e gatos. Também vale mencionar aqui que o fato de ter um simples confinamento não deve ser considerado uma opção.

Fale com a 101 Viralatas

É possível que este texto não tenha respondido a todas as suas perguntas sobre qualidade de vida e bem estar dos animais. Neste caso, fale com a gente! A ONG 101 Viralatas atua na causa animal, resgatando cães e gatos abandonados e vítimas de maus-tratos na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS.

Se você entendeu tudo, e ainda está com toda a disposição para fazer a sua adoção responsável, então a hora é essa! Conheça os peludinhos que atualmente estão sob os cuidados da nossa ONG e escolha o mais novo membro da sua família!

Se você repensou e chegou à conclusão de que ainda não tem as condições necessárias para adotar, mas gostaria muito de fazer algo pela causa animal, conheça nosso trabalho e entenda como ajudar clicando aqui

Você pode fazer contato conosco pelo e-mail 101viralatas@gmail.com ou pelo whatsapp no (51) 99431-9350. Em cada vida, o motivo para ajudar! 

Artigos recentes

  • All Post
  • ADOÇÃO
  • BLOG